quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


Depois de uma viagem familiar de repouso e diversão, A jangada de pedra tem sido um alento na volta à rotina da cidade de pedra, aço, fumaça e trânsito. Viajar com cinco recém-tornados aventureiros, em uma carroça movida a Dois Cavalos, acompanhados de um cão infernal, pelas brenhas de uma (pen)ínsula ibérica liberta de suas milenares costelas pirineicas, tem dado um sabor ironicamente inusitado às minhas viagens casa-trabalho, trabalho-casa.

Sempre amei livros de viagem, A viagens de Gulliver, Viajando com Charlie, as aventuras da Emília e companhia à Grécia antiga... Queria ser caminhoneira, hehehe, ou andarilha (cientista maluca nas horas vagas), e devorava as aventuras literárias que me faziam sentir o vento batido no rosto.

Função da literatura nos tornar suportável a banalidade do dia a dia? Não sei. Ao contrário, despertar-nos a percepção disso? Sei não.

"Li uma vez não sei onde que a galáxia a que pertence o nosso sistema solar se dirige para uma constelação de que agora também não me lembra o nome, e essa constelação dirige-se, por sua vez, para um certo ponto do espaço (...), ora reparem, nós aqui vamos andando sobre a península, a península navega sobre o mar, o mar roda com a terra a que pertence, e a terra vai rodando sobre si mesma, e, enquanto roda sobre si mesma, roda também à volta do sol, e o sol também gira sobre si mesmo, e tudo isso junto vai na direção da tal constelação, então o que eu pergunto, se não somos o extremo menor desta cadeia de movimentos dentro de movimentos, o que eu gostaria de saber é o que é que se move dentro de nós e para onde vai, não, não me refiro a lombrigas, micróbios e bactérias, esses vivos que habitam em nós, falo doutra coisa, duma coisa que se mova e que talvez nos mova, como se movem e nos movem constelação, galáxia, sistema solar, sol, terra, mar, península, Dois Cavalos, que nome finalmente tem o que a tudo move, de uma extremidade da cadeia à outra, ou cadeia não existirá e o universo talvez seja um anel, simultaneamente tão delgado que parece só nós, e o que em nós cabe, cabemos nele, e tão grosso que possa conter a máxima dimensão do universo que ele próprio é, que nome tem o que a seguir a nós vem".

Questões de Pedro Orce em A jangada de pedra.


"... enquanto a fogueira dança no ar parado, olham-na pensativamente os viajantes, estendem para ela as mãos como se as impusessem ou ao fogo se rendessem, há um velho mistério nesta relação entre nós e o lume, mesmo com o céu por cima, é como se estivéssemos, ele e nós, no interior da caverna original, gruta ou matriz. (...) não há pressa, a hora é pacífica, quase doce, o luzeiro das chamas perpassa nos rostos tisnados pelo ar livre, têm a cor que neles dá o sol quando nasce, o sol é doutra natureza e está vivo, não morto como a lua, essa é a diferença."

José Saramago. A jangada de pedra.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Wladimir Kush





















[...] cada um de nós vê o mundo com os olhos que tem, e os olhos veem o que querem, os olhos fazem a diversidade do mundo e fabricam as maravilhas, ainda que sejam de pedra, e as altas proas, ainda que sejam de ilusão.


José Saramago. A jangada de pedra. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FRASES DO PEDROCA


Jan/2008 - João babudo, a sua barba fugiu? (quando o tio raspou a temida barba)

Jan/2008 - Ah, assim não dá! A sua bunda parece o elefante! (Mãe: Buáááá, eu tô gorda!) Não, mamãe, é a sua bunda que é de elefante!

Jan/2008 - Mamãe, eu sou forte, sou o homaranha. (Mãe: Homaranha, Pedro? - risos) É, sou o HOMARANHA! Eu salvei as garotas!!! (Mãe: Que garotas?! risos) A Pandola e a Cléu! (cachorra e gata)

Fev/2008 - Eu tô feio, não tô verde... Quero ficar bonito que nem o Shrek, não feiorroroso que nem o Príncipe Encantado! (choroso)

Fev/2008 - Pedro, você quer um irmãozinho? - Não! - Ah, mas vai ser legal ter um irmãozinho pra brincar com você! - E como ele vai chamar? - Que tal Paulo? - Não. - E André? - Não.- Caio. - Não. - Que nome você quer então? - Aaaah... Cocô!

18/mar/2008 - A Pandora precisa de um homem siculento. (depois que a cachorra lhe deu umas lambidas na perna)

19/mar/2008 -Pedim, vem me vê! (a prima, Paloma, ao telefone). - Agora não dá, tô muito trabalhando! (Pedro, preocupado com as tarefas domésticas)

31/mar/2008 - Olha, Pedro, esse tesouro que o Pirata mandou te dar! (mãe querendo enrolar o Pedro com umas bugigangas brilhosas) - E polacaso o Pirata virou Papai Noel? (ar desconfiado)

abril/2008 - Deve ser legal ser um cachorro. Bem felpudo.

maio/2008 - Mamãe, a professora fez um presente pra você, mas é surpresa! (Mãe: Ehhhh! Que legal, que legal!) - Mas é surpresa, tá? Deixa eu pegar lá na mochila. (Mãe: Não, Pedro, você só vai me dar no domingo!) - Ah, tá bom. Só na semana-feira.

Junho/2008 - Mãe: Pedro, hoje é dia dos namorados! Pedro (todo feliz): É??! Mãe: Quem é a sua namorada? Pedro: O papai! Mãe: Não, é a Pandora! Pedro, bravo: Não, é o papai e a mamãe! –Depois de uns minutos, com a boca cheia de bala: Sabia que a framboesa é namorada do morango?

Julho/2008 - Mamãe, o papai largou a gente aqui, que nem a mãe do João e Malia, né? (o pai tinha acordado antes) Quando você era pequena você era a Malia, eu quando era grandão era o João!

- Mãe: Pedro, que você tá fazendo aí parado? - Pedro: Eu tô pensando na vida.

- Olha o Mickey pintando, mamãe! Que nem eu, que sou pintadeiro.

- Pedro com um desenho do Mickey, Donald e Pateta na mão, e ao lado do Mickey o número 3: Olha, mamãe, o Mickey tem tlês anos, que nem eu! O Donald tem 4, que nem o Manolo, e o Pateta, 6, é o papai! A mãe, se sentindo fora da festa: E eu??? Pedro: Ah, aqui só tem os meninos... – Depois de um tempinho, todo feliz, com o desenho de outra personagem: Olha aqui você, mamãe! E a mãe: Ah, que legal, quantos anos eu tenho? Pedro: Hããããã... Tem TPM anos! (Não é que a mãe estava de TPM?)

Agosto/2008 - Pedroca, acordando: Meu Tigre dormiu comigo! (mãe: Não, Pedro, é o Leão!) Não, é tigre, cadê a peruca dele?

- Olha, a abelhinha tá pelotando o melecópetero!


ENGRAÇADINHAS

Bisculpa, por favoi.

Malucas, Malucas! (chamando o primo Lucas)

Deeeu do céu!!! Deeeeu do céu!!! (frase recorrente com 1 ano, chorando muito porque não queria lavar a cabeça ou entrar no mar)

POR QUÊ?

-Mamãe, por que a moça me deu este coelhinho? - Porque ela gosta de você, Pedro. - Por que ela gosta de mim? -Ah, por que você é bonitinho, Pedro... - Por que eu sou bonitinho? - Aaaah... porque você é lindo! - Por que eu sou lindo? - Chega, Pedro! - Por que chega, mamãe?...

- Mamãe, por que o nosso cabelo é sempre quente? (agoniado com o calor)