quinta-feira, 5 de abril de 2012

   Fim da jornada como apertadora de vírgulas na Fábrica de Livros Didáticos. Saio à rua e, em meio ao trânsito da grande Sampa, abro com ânsia pulmões e olhos para o horizonte um pouco mais amplo. E que sorte linda: a LUA. Cheia, plena, dançando no céu. Senhora do mundo. Flor da Noite. Selene. Adoyá. Luz do canto de Sherazade. Senhora da palavra da vida, encantando a morte.
  E me ponho a devanear (mergulhada em Bachelard, em sua Poética do devaneio) sobre uma cena futura de um breve devir, espero. Pedroca, Nani, eu, Maia diante do mar, cabeça no colo da areia. Marcando o passar dos dias e das noites não apenas pela foice de Chronos (uma das muitas imagens do querido mestre Marcos Ferreira Santos que não me saem da imaginação), mas pelas marés, pelo mudar da lua, seu doce nascer-desabrindo-se à morte, pelo milagre dos peixes, pela migração dos pássaros.
   Que doce caminhada até a costumeira estação de trem me proporcionou esse futuro imaginado. Tenho lido muito vocês, Bachelard, Manoel de Barros, Hilda Hilst... Somos imbuídos de poesia e de sonhos. Só é possível viver num mundo imaginado, creio eu. Calderón de La Barca, tens razão: "Toda a vida é sonho / e os sonhos, sonhos são".
   Ah, linda Sophia de Mello, teu poema é para mim um canto doloroso, um canto de liberdade.

   Cidade, rumor e vaivém sem paz das ruas,
   Ó vida suja, hostil, inutilmente gasta,
   Saber que existe o mar e as praias nuas,
   Montanhas sem nome e planícies mais vastas
   Que o mais vasto desejo,
   E eu estou em ti fechada e apenas vejo
   Os muros e as paredes, e não vejo
   Nem o crescer do mar, nem o mudar das luas.

   Saber que tomas em ti a minha vida
   E que arrastas pela sombra das paredes
   A minha alma que fora prometida
   Às ondas brancas e às florestas verdes.

4 comentários:

Solange Lemos disse...

Que lindo sonho, Tam. Que ele logo se torne uma linda realidade.
beijos,

Tamara Castro disse...

Oi,Sô,querida. Obrigada pelos votos, quem sabe assim teremos mais tempo de verdade pra celebrar a vida com os bons amigos. Saudade docê!!! Ultimamente os dias estão muito curtos, mas há de amainar. beijos, Tam

Sandra disse...

Tatá, esta é uma das coisas mais lindas que já li na vida... Os dias estão curtos demais mesmo... Eu também tenho muitas vezes vontade de gritar pro tempo: "Vai mais devagar!!!". Mas você é mesmo surpreendente: ainda que na correria consegue compartilhar um texto tão belo... Você é muito especial! Um beijo.

Tamara Castro disse...

ô, Sansan,querida! Que bom que você gostou, fiquei muito feliz! A lua aquele dia estava muito inspiradora de lindos sonhos. Eles que nos dão o sopro divino pra ver aquilo que há de lindo. beijos!